external image beans_logo.gif?width=311&height=94&xn_auth=no&type=gif

O Beans[1] é uma plataforma de colaboração profissional, que visa desenvolver e praticar novas maneiras de trabalho e desenvolvimento de ideias e projectos. Esta plataforma tem uma base virtual e presencial, sendo que juntas fornecem uma estrutura para os membros desenvolverem seus projectos.

Este projecto surge com base no conceito trabalhado por Don Tapscott em que a colaboração gera conhecimento, as capacidades pessoais e a mobilidade estão na ordem do dia, o estímulo da criatividade e a inovação estão presentes no nosso dia-a-dia, alem da transferência e novos modelos de produção de trabalho.

O seu criador é o designer digital Ricardo Lima formado na Universidade Anhembi Morumbi. Esta plataforma tem como objectivos o desenvolvimento de projectos com equipas interdisciplinares; a produção e a troca de conhecimentos; conexões internacionais e parcerias; o favorecimento de construções colectivas capazes de transformar realidades; estimular a colaboração de equipas; apoia e oferece infra-estruturas a projectos e a empresas inovadoras.

Esta comunidade é composta hoje em dia por mais de 1500 artistas, freelancers de diversas áreas como jornalistas, arquitectos, empresas, profissionais da Web, vídeo e áudio bem como muitos outros que criam e compartilham os seus conhecimentos e constroem modelos de negócios colaborativos.

Para aceder a esta plataforma, basta criar um perfil gratuito em http://coworking.beans.net/ e fornecer as informações acerca da experiencia profissional, área profissional entre outras. Por fim, é recomendado inserir fotos, vídeos ou outro qualquer material electrónico que possa auxiliar os outros membros a encontrarem o perfil procurado de forma rápida.


[1]Beans Plataforma Coworking – Sobre Beans! [Em linha]. [Consult. 02 de Nov. 2011.] Disponível em www <URL: http://coworking.beans.net/sobre-o-beans-coworking>